Blog

20/04/2018

Cuidados no período de pós-operatório da cirurgia de Catarata

A Catarata é uma doença ocular que atinge 47,8% das pessoas no mundo segundo pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A anomalia acomete pacientes de todas as idades, desde recém nascidos a idosos, porém, é mais comum em pessoas acima de 60 anos.

A Catarata afeta o olho alterando e diminuindo a transparência do cristalino (tornando-a opaca), que, junto com a córnea é a lente natural do olho.

Os pacientes com a doença, apresentam falta de nitidez na visão, dificuldade em enxergar a noite, sofrem de mudanças constantes no grau dos óculos e algumas pessoas podem apresentar indícios de Miopia.

A anomalia pode ser corrigida por meio de cirurgia de correção a laser. Segundo a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, 98% dos pacientes apresentam melhora da visão imediatamente após a cirurgia.

A cirurgia para correção da Catarata substitui o cristalino por uma Lente Intraocular. O procedimento é simples e com anestesia local, e muitas vezes o paciente não levará nenhum tipo de ponto com fios.

Alguns cuidados no período de pós-operatório asseguram a qualidade e o bom resultada da cirurgia, entre eles estão:

Colírios

Usar os colírios indicados pelo médico de forma regular e correta, nas datas pré-determinadas. O uso correto evita bactérias, inflamações e possíveis complicações no pós cirúrgico.

Maquiagem

As pacientes que tem como hábito diário o uso de maquiagens, terão, por um tempo, interromper o uso. A maquiagem pode provocar infecções e algumas bactérias que podem estar alocadas em pincéis e outros objetos usados para a aplicação. É importe respeitar o período indicado para não utilizar nenhum produto.

Banho

Diferente do senso comum, o paciente pode tomar banho normalmente. É necessário apenas cuidado para que não caia nenhum produto ou espuma nos olhos para que não aconteça nenhum tipo de irritação.

Poeira e ciscos

Durante o período pós-cirúrgico, o paciente deve evitar o contato com ambientes que possam acumular poeira ou sujeira. Evitar praias, matas ou locais que possam provocar algum tipo de pó, devem ser evitados para que não ocorra nenhuma lesão ou bactérias para o olho.

Uma das alternativas para evitar o contato com a poeira e ciscos é a utilização de um tampão para o olho durante o tempo determinado pelo médico para proteger a região.

Atividades físicas

É recomendado no período após a cirurgia que o paciente não realize atividades físicas ou que exigem grande esforço. Estas atividades podem retardar e dificultar o processo de cicatrização.

Os cuidados aumentam as chances de êxito no resultado da cirurgia.

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp
Desenvolvido por In Company