A catarata é uma doença que afeta o cristalino, considerada a lente natural do olho, e que é responsável por causar baixa de visão em mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, cerca de 350 mil pessoas apresentam dificuldade visual por conta da catarata. O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. A cirurgia de fecoemulsificação para a retirada da catarata é hoje a …
No verão, além da pele, os olhos também necessitam de cuidados especiais. Os raios ultravioletas, que estão presentes devido às altas temperaturas, são os responsáveis por ocasionar problemas de visão nessa época do ano. Isso porque, eles podem sofrer agressões devido a radiação solar e ficar expostos a algumas lesões na córnea e na retina, desenvolvendo doenças como pterígio e catarata. Além disso, as altas temperaturas e os ambientes coletivos quentes …
Poucos sabem, mas existe uma forma correta de higienizar e limpar a área dos olhos de modo que se evite inflamações e infecções no local ou até mesmo quadros mais graves que podem comprometer a visão. A limpeza diária da região dos olhos é importante porque eles estão expostos a poluição, bactérias, vírus, ventos, ao uso de maquiagens e outros cosméticos, bem como diferentes agentes de riscos. De acordo com a …
A diabetes, quando não controlada, pode causar uma série de problemas para os olhos, principalmente devido à alta concentração de glicose no sangue. Entre as complicações que podem ocorrer está a retinopatia diabética, a catarata e o glaucoma. E todas elas, se não tratadas, podem evoluir para a cegueira. As complicações podem aparecer tanto nas pessoas que sofrem do diabetes do tipo 1 quanto das que são acometidas pela diabetes do …
A cirurgia refrativa a laser é um procedimento cirúrgico que corrige o “grau” dos olhos para as pessoas que sofrem de astigmatismo, miopia e hipermetropia. Após ser submetida ao procedimento de alta precisão, capaz de esculpir a córnea e eliminar o uso de óculos ou de lentes de contato. Esse procedimento pode ser do tipo Lasik Fetomsecond, dependendo da indicação para cada paciente. O Lasik deriva de uma abreviação do termo …
A cirurgia PRK é um tipo de intervenção cirúrgica refrativa ocular a laser e que auxilia na correção do grau para quem sofre de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. No procedimento é feita uma alteração no formato da córnea por meio de uso de laser excimer, o que ajuda a tornar a visão melhor. A sigla PRK significa tem origem no inglês e significa Photorefractive Keratectomy, que traduzindo quer dizer ceratectomia fotorrefrativa. …
O uso em excesso de medicamentos à base de corticoides pode trazer riscos para a saúde dos olhos. Quando utilizados de maneira indiscriminada e sem prescrição médica, essas medicações podem causar elevação da pressão ocular e causar doenças como glaucoma, catarata e até mesmo levar a cegueira. O uso indiscriminado de colírios sem prescrição médica é o principal fator de risco. Nem sempre esses medicamentos exigem a apresentação de um receituário …
Os olhos são órgãos muito sensíveis e demandam cuidados especiais. É muito comum que sejam afetados por problemas como as inflamações, e que podem resultar em sérias patologias. As doenças inflamatórias oculares podem ocorrer por diversos motivos e apresentar diferentes manifestações. Algumas doenças inflamatórias são causadas por hábitos inadequados de higiene. Coçar os olhos e não lavar as mãos frequentemente são alguns dos comportamentos inadequados. Devido ao alto grau de sensibilidade …
O corpo envelhece e, com isso, alguns órgãos apresentam mais sensibilidade para desenvolver algumas doenças. É o caso das doenças oculares relacionadas à idade, que costumam surgir após os 50 anos, sendo que outras, irão apresentar sinais somente com a chegada da terceira idade. É importante ficarmos atentos, pois a saúde dos olhos também requer cuidados e atenção especiais. Principalmente porque, em sua grande maioria, não aparentam ter uma causa. Sabe-se …
A retina é uma estrutura neurosensorial que apresenta sensibilidade à luz e que fica localizada na parte posterior interna do olho. A retina tem como função transmitir para o cérebro os estímulos luminosos que são transformados em estímulos visuais. Qualquer tipo de alteração na retina, dependendo da região afetada, pode resultar em perda total ou parcial da visão. Por isso, é muito importante realizar exames periódicos para avaliar a retina e …