Blog

27/04/2018

A importância do Exame de Refração Ocular

Todos os pacientes que apresentam sintomas ou doenças já diagnosticadas devem realizar exames de acuidade visual para verificar e revalidar o grau, se necessário, e, detectar possíveis lesões ou problemas de visão, preservando assim a saúde dos olhos.

O Exame de Refração Ocular detecta problemas como Astigmatismo, Presbiopia, Hipermetropia, Miopia e define o grau da lente, é importante que o paciente faça exames regulares para garantir a saúde dos olhos.

Existe três testes usados com regularidade para averiguar a qualidade da visão:

  • Greens: É um aparelho com conjunto variado de lentes corretivas que auxilia a identificação do grau de refração a acuidade visual do paciente;
  • Auto refrator: Identifica de forma automática o grau aproximado de refração;
  • Projetor: No exame é utilizado um auto projetor, que projeta diversas tabelas com imagens, letras e números em distância para que o paciente identifique de forma correta o que vê e o médico consiga realizar exames complementares para identificar qual o problema exato que o paciente apresenta.

Nas três principais fases da vida o paciente deve buscar o acompanhamento oftalmológico.

Infância

No primeiro estágio da vida, logo nos primeiros meses, o bebê deve passar por exames para verificação de possíveis doenças. É indispensável essa averiguação para evitar que maiores problemas se desenvolvam e prejudique a qualidade e o desenvolvimento da visão.

É necessário realizar no bebê o teste do olhinho e exames mais avançados para acompanhar o desenvolvimento da visão e dos olhos neste estágio tão importante para o crescimento da criança.

Durante a vida adulta

Neste período, o paciente pode desenvolver algumas anomalias irreversíveis, devido à falta de cuidado aos sinais apresentados na infância, por isso, os exames regulares são indispensáveis. É indicado que as visitas aos médicos não sejam apenas em sinais de alerta e sim, regularmente.

Na fase adulta, o paciente deve fazer o exame de motilidade ocular intrínseca e extrínseca e verificar a existência de pressão ocular (que causa o Glaucoma em estágios mais avançados)

Terceira idade

Nesta fase o paciente precisa ter mais atenção aos exames de visão. Pois, com a idade, os problemas podem ser irreversíveis.

Os exames, independente do estágio da vida, devem ser realizados periodicamente para monitorar as condições da visão, caso necessário, realizar exames complementares para identificar problemas na retina.

Com os resultados em mão, o médico oftalmologista irá diagnosticar a condição exata do paciente. A prescrição é separada em OD (olho direito), OE (olho esquerdo), grau cilíndrico, esférico e DNP (distancia ente as pupilas e o nariz).

Não existem restrições para a realização do exame. Mas em crianças na fase de colo, é recomendado o uso de colírios para facilitar a realização do procedimento.

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp
Desenvolvido por In Company