Tecnologia auxilia pacientes em cirurgias para o tratamento de catarata
A catarata é uma doença que acomete um ou os dois olhos e faz com que a transparência do cristalino (que, junto com a córnea é a lente natural do olho) fique opaca. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 47,8% das pessoas no mundo são acometidas pela doença.
Por isso, o tratamento precoce é tão importante para evitar o avanço da doença. A anomalia pode ser corrigida por meio de cirurgia de correção a laser e segundo a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, 98% dos pacientes apresentam melhora da visão imediatamente após a cirurgia.
Para garantir a qualidade e bom resultado da cirurgia corretiva da catarata os exames complementares de diagnósticos são extremamente importantes. Um desses exames é o Verion™ Image Guided System, um sistema que apresenta o máximo de precisão, consistência e controle no planejamento e execução das cirurgias de catarata.
Neste exame, a tecnologia do Verion™ tira algumas fotos dos olhos, fazendo “marcações” de posicionamento para as incisões cirúrgicas e posicionamento das lentes intraoculares nas cirurgias de catarata. Tornando a cirurgia mais precisa e a recuperação visual pós-operatória mais rápida e com mais exatidão ao planejado.
As imagens captadas em alta resolução pelo aparelho auxiliam no planejamento de cada etapa da cirurgia de correção. O mapeamento realizado pelo Verion™ determina a biometria ocular e seleciona a melhor opção de lente intraocular de acordo com a necessidade de cada paciente.
O exame determina onde serão realizadas as incisões, marcações para a remoção do cristalino e o posicionamento correto das lentes durante o ato cirúrgico.
O Verion™ apresenta o novo nível de consciência refrativa para a correção de catarata e erros refrativos. Ao invés de avaliar o erro de refração no final do procedimento, o sistema ajuda a minimizar potenciais fontes de erro durante cada etapa do processo cirúrgico, ajudando o médico na hora do procedimento a atingir o melhor resultado possível.
Durante o procedimento cirúrgico, o Verion™ atua fazendo os ajustes necessários em tempo real, conforme o movimento do olho do paciente, garantindo o êxito cirúrgico.
É importante que a cirurgia para correção da catarata e do erro refrativo seja realizada com o apoio de tecnologia de ponta para que a lente intraocular (que tem o papel de substituir o cristalino danificado) seja posicionada de forma impecável para sanar a necessidade de melhora de cada paciente.
Para ver simulação de cirurgia para correção de carata com o laser LenSX, clique aqui.
Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog para acessar novidades e informações sobre a saúde dos seus olhos.
Dr. Leonardo Poli
CRM/PR – 18150
RQE – 26366