10 dicas de cuidado e higiene para lentes de contato
Para assegurar a saúde dos olhos é importante o cuidado com a higiene das lentes.
Boas práticas, hábitos corretos de higiene e manuseio são indispensáveis para garantir o sucesso e segurança no tratamento de erros refrativos como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia e demais problemas oculares tratados com o uso de lente de contato corretiva.
Os pacientes que fazem uso de lentes de contato devem se ater a algumas práticas de cuidado para evitar a proliferação de bactérias, possíveis inflamações e até agravação do problema ocular.
Sobre o cuidado
É comum, sempre após a indicação do uso pelo médico, que o paciente ouça as instruções para sempre mantê-las limpas e higienizadas, nunca tocar nas lentes com as mãos suja para evitar infecções, lubrificá-las regularmente com solução indicada, não dormir com as lentes e não compartilha-la em hipótese alguma com outra pessoa.
Porém, existem outras indicações que garantem a qualidade das lentes de contato. Com alguns cuidados, as lentes são grandes aliadas na saúde dos olhos.
Vamos às dicas para a boa prática do uso das lentes?
- Lave e higienize sempre as mãos antes de tocar nas lentes de contato, seja para retirá-las ou coloca-las.
- Para lavar as lentes, não use água da torneira ou esterilizada, não utilize solução salina ou gotas re-humectantes, nenhuma dessas soluções desinfetam e limpam as lentes de contato.
- Esteja atendo à solução de limpeza. Este é o único produto indicado para a higienização correta.
- Esfregue as lentes de contato com os dedos e depois enxague-as com a solução de limpeza correta. Durante a lavagem das lentes, evite que a unha toque o material, pois, além de poder danifica-as, as unhas são grandes refúgio de germes e sujeira.
- Use lentes indicadas por um oftalmologista, jamais as use sem prescrição médica, pois, podem causar problemas de visão inexistentes ou agravar problemas.
- Jamais partilhe lentes de contato, elas são de uso individual.
- Não use as lentes de contato mais de 30 dias após a primeira abertura.
- Para o uso de cosméticos, a maquiagem deve ser feita após a colocação das lentes.
- Estojos e recipientes para guardar as lentes também devem ser higienizados e trocados no máximo a cada seis meses.
- Verifique o lado correto para colocar a lente. Para identificar qual o lado certo, coloque a lente na ponta do dedo limpo e o direcione para a luz. Se as bordas ficarem largas para o lado de fora é o indicativo que a lente está do lado incorreto.
É recomendado para pessoas que usam lentes com finalidade estética que as mesmas práticas de cuidado e higiene sejam tomadas.
As lentes de contato não são indicadas a todos os pacientes, aqueles que apresentam problemas alérgicos aos componentes das lentes, com síndrome do olho seco, ou deformações das córneas e pálpebras devem buscar outra alternativa corretiva.
Sempre busque a orientação de um profissional para o uso de lentes de contato corretoras.
Continue nos seguindo nas redes sociais e acompanhe nosso blog para acessar novidades e informações sobre a saúde dos seus olhos.
Dr. Leonardo Poli
CRM/PR – 18150
RQE – 26366